INFORMAÇÃO

Sr. Caçador,
Solicita-se, até ao dia 15 de maio de 2017, a entrega das autorizações de caça emitidas na época venatória 2016/2017 devidamente preenchidas com o nº de indivíduos, por espécie, abatidos.
Zona de Caça Municipal de Mondim de Basto

CÓDIGO DO CAÇADOR

montaria 5jan 2013A primeira montaria ao javali da época venatória 2012/2013, realizada no passado dia 5 de janeiro, ficou marcada pela participação de 100 monteiros e pelo abate de 7 javalis.

A elevada adesão de caçadores, que se deslocam não só do distrito, mas também de outras zonas do país, tem sido uma constante neste tipo de eventos, acabando mesmo por esgotar o limite de inscrições disponíveis.

O dia de confraternização cinegética iniciou pelas 08:00 horas com o sorteio das portas, seguiu-se o tradicional "mata-bicho" com as mais variadas iguarias da região.

A partida dos caçadores para a área da montaria deu-se às 09:30h, devidamente acompanhados por matilhas de cães, responsáveis por cercar os javalis e atrai-los para os caçadores.

As montarias são iniciativas importantes para a reorganização da Zona de Caça Municipal e correção do número de animais selvagens existentes nas áreas de cultivo, assim como para a promoção e divulgação do concelho.

Mondim de Basto tem uma extensa área florestal, onde a caça representa uma componente importante do ecossistema.

 

+ IMAGENS